RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

6 dicas de como criar anúncios que convertem!

Sumário do Post

Os anúncios são estratégias usadas pelas empresas há muito tempo, e o propósito é conseguir novos clientes e aumentar as vendas. Mas para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário conhecer os diferentes tipos de anúncio.

Desde que o marketing digital se tornou a principal maneira de divulgar produtos e serviços, as organizações precisam entender que não devem depender apenas de anúncios e das estratégias pagas.

As ações orgânicas ganharam força porque trazem mais visibilidade para a empresa, ajudam a posicioná-la como referência no que faz e ainda atendem às necessidades do público.

É necessário que exista um equilíbrio entre as ações orgânicas e as ações pagas, e os anúncios entram como uma forma de potencializar o alcance rapidamente, usando para isso os principais canais digitais.

Mas é um erro acreditar que anunciar em plataformas como Google e Facebook é apenas ativar a publicidade e esperar os resultados aparecerem. O negócio precisa de bons conhecimentos sobre funil de vendas e outras ações essenciais.

De qualquer forma, os anúncios são essenciais para qualquer marca, por isso, este artigo vai explicar seu conceito, dar algumas dicas para criar campanhas que convertem e falar um pouco sobre os benefícios de anunciar na internet.

Anúncio: conceito e definição desse recurso

Os anúncios na internet são conhecidos como tráfego, são uma opção de conquistar um bom espaço na web, tendo em vista a disputa acirrada nesse tipo de comunicação.

Ele é potencialmente mais qualificado, visto que quando um site aparece destacado durante uma pesquisa orgânica, não dá para saber quem vai acessar. Mas por meio das ações pagas, fica mais fácil vender e saber quem é o público interessado.

Ao anunciar acupuntura em cães com cinomose, a clínica consegue segmentar cuidadosamente o público que vai visualizar sua campanha, e é possível limitar as pessoas em diversos aspectos e características, como:

  • Idade;
  • Interesses;
  • Região;
  • Gênero.

A verdade é que existem muitas maneiras de segmentar e se a marca quiser, pode manter contato apenas com as pessoas que acessaram o site.

Quanto mais duradoura for uma campanha, mais dados a organização terá acesso, podendo aumentar os resultados sem elevar os custos.

Como criar anúncios que convertem?

O objetivo de criar um anúncio é aumentar a conversão, e para isso a marca deve trabalhar com algumas estratégias. São elas:

1.    Segmentar os anúncios

A primeira coisa é segmentar o anúncio, porque tentar atingir toda a base de clientes só vai fazer a organização desperdiçar tempo e dinheiro com pessoas que não estão preparadas para comprar ou simplesmente não se interessam pela solução.

Um fabricante de púlpito em acrílico cristal deve segmentar o anúncio considerando diferentes variáveis, como no caso da localização.

Por exemplo, para propagar uma campanha com mais apelo em determinada região do país, então ela não precisa aparecer para clientes de outros estados.

2.    Fazer anúncios chamativos

O anúncio precisa de um título criativo e que chame a atenção das pessoas, mas dentro de certos limites, uma vez que apostar na abstração ou em conceitos subjetivos não ajuda a mostrar qual é o produto ou serviço logo de cara.

Para que a campanha seja chamativa, o título precisa instigar a curiosidade do público e apresentar uma solução. Para mostrar o valor do produto ou serviço, é necessário trabalhar sua relevância para os clientes.

A melhor forma de fazer isso é por meio de técnicas de copywriting e gatilhos mentais, pois são ações que promovem a confiança e trazem mais credibilidade para a empresa em seu mercado.

3.    Usar anúncios de vendas

Os modelos de anúncios de vendas efetivos possuem alguns aspectos em comum, como imagens de qualidade e chamadas para ação.

Independentemente de ser divulgado em uma campanha de e-mail ou um banner no Google, a imagem deve ser muito bem trabalhada. Isso porque ela é o primeiro elemento processado pelo cérebro e tudo acontece rapidamente.

Além disso, o anúncio de endoscopia para cachorro com imagem recebe 94% mais visitas, o que aumenta o engajamento da campanha.

A identidade visual também precisa ser trabalhada, assim como o uso de formatos passo a passo que direcionam as ações do público. As pessoas gostam de informações detalhadas e saber claramente o que devem fazer.

4.    Analisar os anúncios

Ao analisar os anúncios dos concorrentes, fica mais fácil entender o que o mercado valoriza em obter informações que vão inspirar as campanhas do negócio.

Também é uma chance de saber quais pautas os concorrentes não estão abordando e conseguir um gap no mercado. Assim sendo, deve-se elaborar anúncios alinhados com o público e que geram mais vendas.

5.    Fazer testes

Quando a audiência do negócio é grande e se a marca tiver um bom orçamento, é interessante investir em diferentes anúncios para fazer testes e analisar quais modelos trazem os melhores resultados.

Uma pousada de idosos pode criar anúncios no Facebook, no Google, no LinkedIn, no Instagram e em outras plataformas que combinam com o público-alvo, fazer a segmentação, modificar os textos e experimentar outros elementos variados.

6.    Medir os resultados

Existem várias métricas que podem ajudar a avaliar a performance dos anúncios e a marca deve conhecer as principais para gerar os resultados esperados. Se o propósito não estiver sendo atingido, é possível redirecionar as ações, criar outras e assim por diante.

A marca pode analisar o número de cliques recebidos e dividir pela quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, com isso, vai obter o CTR, um elemento que representa o indicador de desempenho.

Quanto maior for o número obtido, mais relevante será o anúncio. Entretanto, um fabricante de lanterna redonda para carretinha também precisa analisar o número de conversões.

Isso ajuda a verificar quantas vezes as pessoas clicaram no botão de compra dentro de um período e saber quais são as vendas diretas geradas pelo anúncio.

Benefícios de anunciar na internet

Anunciar na internet traz muitos benefícios para as empresas, e um deles é o fato de que a exibição é instantânea. Assim que a marca começa uma campanha, se ela é aprovada pela plataforma, é compartilhada com os clientes em potencial.

Essa vantagem se destaca entre outros métodos de fazer marketing, como no caso dos anúncios impressos ou propagandas no rádio e na TV.

Com as ferramentas certas, a organização consegue definir o valor disponível para investimento, localização das pessoas que querem impactar, entre outras informações que fazem parte da segmentação.

Inclusive, a segmentação é outro benefício, pois faz com que a campanha seja visualizada por consumidores que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços.

Uma empresa de laudo de insalubridade e ltcat vai segmentar seus anúncios com base nos interesses, dados demográficos, comportamento online e outros aspectos de sua audiência.

É uma forma de alcançar mais clientes que realmente possam se interessar pelas soluções e alcançar os consumidores rapidamente.

Quando a própria organização não tem certeza se seu produto é do interesse do público, por meio dos anúncios, consegue fazer um tipo de teste com o mercado. É possível começar com uma campanha pequena e analisar como as coisas vão acontecer.

Dependendo dos resultados obtidos, existe a possibilidade de analisar se vale a pena fazer novos investimentos ou simplesmente cancelar a campanha.

Uma empresa de bipap portátil pode fazer a segmentação considerando gênero, região, faixa de renda, escolaridade, estado civil, idade, entre outras informações relevantes.

Outro benefício é que os anúncios pagos ajudam a alcançar novos clientes, ou seja, pessoas que ainda não conhecem a organização. Isso acontece justamente porque é possível segmentar com base nos interesses e dados demográficos dos indivíduos.

É uma ótima estratégia para negócios que ainda estão começando, mas que não têm uma presença forte no mercado.

Criar anúncios na internet também é mais barato do que outras estratégias de publicidade, como anunciar no rádio, na TV, em jornais, revistas e outdoors. Isso porque a cobrança acontece apenas pelas pessoas que clicaram no anúncio.

Uma vez que uma empresa de polimento de piso granilite passa a falar com as pessoas certas, consegue estabelecer um relacionamento mais próximo com o público.

Ela vai se comunicar diretamente com os clientes porque compreende as preferências e é mais assertiva na hora de anunciar.

Considerações finais

Os anúncios pagos são estratégias inteligentes e que precisam fazer parte do planejamento de marketing digital da empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

É possível divulgar diferentes tipos de produtos e serviços, considerando as preferências do público, para que as campanhas sejam muito mais assertivas. Assim, o negócio terá excelentes retornos e lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.