Google Tag Manager é um recurso cuja função é fazer a inserção de scripts nos sites para que o dia a dia dos profissionais de marketing seja mais simples e produtivo. Por meio dele, é possível monitorar as métricas e analisar os resultados do analytics.
Todo profissional de marketing precisa acompanhar métricas e rastrear os passos dos visitantes no site da empresa. Durante muito tempo, foi necessário fazer mudanças no código das páginas para fazer isso, algo muito trabalhoso e complexo.
Mas o Google lançou uma ferramenta que traz mais autonomia para o profissional que precisa resolver essas demandas. Com ela, instalar pixels e script no site deixa de ser um problema e não gera chamados para o TI.
O Google tag manager traz mais dinamismo para o trabalho dos profissionais de marketing e evita alterações para testes ou monitoramento de resultados sejam atividades que exigem grandes esforços.
O site institucional é uma plataforma fundamental para transmitir imagem profissional, além de servir como base para todas as estratégias de marketing digital, por isso ele precisa ser muito bem cuidado e trabalhado.
Por isso, este artigo vai explicar o que é Google tag manager, como usar esse recurso, quais são suas vantagens e mostrar para que ele serve.
O que é Google Tag Manager
Google tag manager é uma ferramenta desenvolvida pelo Google para automatizar e gerenciar o processo de inserção de tags de acompanhamento no site. Com ele, é mais fácil configurar pontos de monitoramento, sem gerar trabalho extra.
As tags nada mais são do que scripts adicionados ao código do site para acompanhar as atividades dos visitantes. Muitas costumam ser códigos de rastreamento de visitas do Google Analytics.
Quando uma empresa de varal de teto secalux instalação utiliza o script, fica mais fácil controlar as métricas relacionadas ao número de visitantes e páginas específicas do site.
Existem muitas possibilidades que vão além do monitoramento para saber qual é o número de usuários que acessaram a plataforma. Na verdade, a ferramenta traz todo o suporte para que as tags de remarketing do Google e Facebook Ads sejam aplicadas.
Nesse processo, o objetivo é monitorar os produtos visitados pelos usuários na plataforma de vendas para que assim a marca consiga gerar anúncios de remarketing quando essas pessoas estiverem navegando na rede de display ou no Facebook.
Google Tag Manager: como utilizá-lo?
O uso dessa ferramenta é muito simples, assim como qualquer outra plataforma disponibilizada pelo Google. Primeiro o usuário precisa criar uma conta Gmail para começar a usar o serviço.
Depois ele deve visitar a página do Google tag manager e fazer o login usando a mesma conta do analytics. A partir disso, uma loja de caixa maleta kraft personalizada vai começar as configurações inserindo o nome da empresa.
Depois pode personalizar o contêiner e guardar todas as regras e tags que serão usadas no site. Se na estratégia existe mais de um site para ser gerenciado, então a marca vai criar mais de um contêiner, uma vez que cada um é usado para apenas um site.
Essa prática facilita o trabalho posterior de monitoramento de tags e métricas relacionadas a elas. Trata-se de um código base do Google tag manager e o conteúdo precisa ser copiado e colado logo após a abertura do site.
Se o usuário tiver alguma dúvida em como fazer isso ou o site for WordPress, existe a opção de usar o plugin Duracell Tomi’s Tag Manager que adiciona esse código sem que seja necessário modificar o template.
Mas se mesmo assim houver alguma dúvida, o profissional responsável pode pedir ajuda ao departamento de TI.
Benefícios do Google Tag Manager
Esse recurso pode ser visto como uma ferramenta de produtividade ou como um painel de gerenciamento de scripts para sites.
Ambas as definições estão corretas, uma vez que a solução atua nessas frentes, mas ao utilizá-la, um fabricante de talão recibo personalizado tem acesso aos seguintes benefícios:
- Aumenta a produtividade;
- Acompanhamento de diferentes métricas;
- Melhora o marketing;
- Amplia as possibilidades de ações.
O profissional de marketing tem uma rotina muito corrida, tanto por conta de ações estratégicas quanto por conta das demandas operacionais.
Adicionar scripts nos sites é um trabalho corriqueiro, mas pode ser complexo se não houver o suporte de uma ferramenta de desempenho. É nesse momento que o Google tag manager se mostra como uma solução de produtividade.
Para os profissionais de marketing, tem que trabalhar constantemente o código do site gera uma demanda extra que não faz sentido, mas isso também não deve ser repassado ao TI por que o setor tem demandas mais importantes e urgentes.
Um fabricante de válvula guilhotina manual vai utilizar o Google tag manager para desonerar os setores e aumentar a produtividade.
O acompanhamento de métricas é necessário porque os dados são uma base fundamental para as decisões da empresa e para seu próprio desempenho.
Com o marketing digital, a necessidade é a mesma, visto que existem vários números que precisam ser monitorados dentro da atividade e de usuários que acessam as plataformas.
Isso gera ações de marketing precisas, permite conhecer melhor o público da marca, entender o perfil de consumo das pessoas e fazer as mudanças necessárias.
Sem falar no fato de que a ferramenta facilita a maneira como as tags que rastreiam as métricas são utilizadas, o que traz mais praticidade para as ações de marketing.
Diante do planejamento e dos resultados, a organização possui abordagens diferentes para suas ações de marketing ao longo de um período.
As estratégias costumam ser definidas com base no desempenho das vendas, engajamento do usuário e as necessidades da organização em melhorar seus resultados.
Mas cada estratégia usada por uma clínica de tratamento para dependentes quimicos demanda diferentes tipos de monitoramento e acompanhamento, e considerando essas possibilidades, as tags servem de maneira personalizada.
Isso permite que as organizações e seus times de marketing consigam alcançar seus objetivos, além do mais, é uma plataforma que gerencia os scripts, tendo como base uma estratégia sólida.
Por fim, o marketing acompanha as melhorias que podem ser realizadas nos canais internos, pois é por onde a organização recebe os usuários em suas estratégias de Inbound Marketing.
Qualquer alteração no site é uma possibilidade de tornar essas ações mais adequadas àquilo que o público espera, considerando os hábitos de consumo das pessoas e sua navegação.
Rastrear aquilo que o usuário faz dentro do site gera uma base de dados para compreender os produtos que interessam, e a partir disso gerar ações externas, como remarketing na rede de display e Facebook, bem como estratégias de e-mail marketing.
Qual é a finalidade do Google Tag Manager?
Uma loja de confecção de camisa social empresa personalizada utiliza o Google tag manager para acompanhar os dados dos visitantes no site, e isso ajuda a conectá-lo a outras ferramentas, como no caso do Google Analytics e Facebook Ads.
O propósito dessa integração é analisar os passos do visitante e criar estratégias melhores para convertê-lo, mas para conseguir isso, a ferramenta permite criar e gerenciar tags especiais que extraem informações.
As tags podem ser gerenciadas na plataforma e são trechos de código copiados e colados no site da instituição. Esse trabalho oferece várias informações sobre os visitantes, como o tempo que ele permanece na página.
Também serve para saber qual é a origem desses usuários, em quais links eles clicaram, por quais páginas navegaram, entre outros dados fundamentais.
Uma empresa de embaladeira automática para polpa de frutas também pode utilizar as tags em campanhas de remarketing do Google Ads e Facebook Ads.
Isso ajuda a monitorar os produtos visitados pelo usuário e com isso criar anúncios personalizados que aumentam as possibilidades de conversão.
Em algumas ações do site, é necessário contar com programadores experientes, mas depender o tempo todo de um profissional pode acabar prejudicando a estratégia de marketing.
Esses profissionais precisam de autonomia para fazer o seu trabalho, e é justamente isso que o Google tag manager proporciona.
Por meio dele, a equipe de marketing de uma empresa especializada em raspagem para piso de madeira consegue instalar as tags sem precisar de muito conhecimento sobre codificação.
Elas são criadas na própria interface da ferramenta, o que ajuda para que toda vez que uma tag tenha que ser criada, o profissional de marketing pode fazer esse trabalho, sem precisar contar com um desenvolvedor.
Considerações finais
Google tag manager é uma ferramenta fundamental para qualquer profissional de marketing nos dias de hoje.
O recurso é importante porque aumenta a produtividade, além de ser uma ferramenta de gerenciamento de scripts indispensável para as estratégias de marketing voltadas para o site da organização.
Com isso, as ações melhoram consideravelmente e a empresa consegue obter os resultados que deseja.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.