A mídia paga é uma das estratégias mais utilizadas pelas organizações para gerar tráfego e leads em menos tempo. Por meio de uma ação consolidada, é possível receber mais cliques de usuários com intenção de busca comercial.
Em outras palavras, a mídia paga é uma estratégia muito eficiente para atrair consumidores que estão interessados em fazer negócio. São pessoas que já estão procurando um produto ou serviço e se encontram na última etapa do funil de vendas.
Porém, atualmente, muito se fala sobre as estratégias orgânicas, e é natural porque são ações inteligentes, que ajudam a posicionar a empresa na internet como uma autoridade naquilo que faz, além de ser uma ação gratuita.
Mesmo diante da relevância das ações orgânicas, nenhuma marca deve desprezar a mídia paga. As estratégias orgânicas são ótimas, mas levam tempo para acontecer.
A mídia paga funciona praticamente instantaneamente e continua acontecendo enquanto o anunciante investir em suas modalidades. Além disso, a solução é perfeita para todos os tipos e tamanhos de negócios.
Este artigo vai explicar o conceito de mídia paga, como a estratégia pode ajudar o planejamento de conteúdo e mostrar qual é a melhor forma de utilizar a mídia paga.
Definição e conceito dessa estratégia
Mídia paga é um tipo de marketing e publicidade que depende da compra de um espaço para promover a empresa e suas soluções. É uma excelente ação para aumentar o tráfego, vendas e conversões, e com isso aumentar a receita.
Investir em mídia paga é muito importante para criar uma boa estratégia de marketing digital e fazer com que a marca seja reconhecida. Naturalmente, ela aumenta a receita, promovendo a organização e sua mensagem.
Uma instituição de ensino pode usar os links patrocinados para promover um curso para dirigir ambulância, mas também uma ideia, uma promoção, uma mensagem importante para os clientes, entre outras possibilidades.
É uma forma de alcançar usuários que procuram pelos produtos e serviços oferecidos pela marca. Pode-se fazer diferentes tipos de anúncios, como:
- Anúncio pago por clique;
- Anúncio pop-up;
- Anúncios gráficos;
- Anúncios em vídeo;
- Nas redes sociais;
- Retargeting.
No caso dos anúncios pagos por clique, é possível promover os produtos e serviços em um mecanismo de busca, como o Google, fazendo um tipo de sugestão para os usuários que procuram soluções semelhantes, para que encontrem as marcas e ofertas.
Como ela auxilia uma estratégia de conteúdo?
A mídia paga pode ajudar a estratégia de conteúdo do negócio por meio de diferentes canais. Os motores de busca, por exemplo, existem algoritmos que fazem a indexação do conteúdo e o ranqueamento das páginas com base em sua relevância.
Uma empresa de projeto CFTV residencial pode usar o texto para expandi-lo em sites parceiros que vão reproduzir imagens, banners, vídeos e textos. O YouTube, por exemplo, é um parceiro de anúncios do Google.
Usar essas plataformas é uma ótima solução para posicionar os materiais entre as primeiras posições do buscador para aumentar os cliques. Tudo é feito por meio de palavras-chave, otimização de conteúdo e a exibição certa no momento apropriado.
As redes sociais também são cada vez mais usadas para aumentar o alcance das marcas e suas publicações, e possuem recursos de segmentação para aplicar filtros e categorizar os anúncios, de acordo com a persona.
Se a organização quiser usar o Facebook, pode fazer a segmentação de acordo com o que o usuário curte, visita ou segue, e com isso aumentar a visibilidade dos materiais criados e o engajamento com o produto ou serviço.
A marca precisa entender alguns comportamentos e preferências, pois quem está nas redes sociais geralmente não deseja comprar naquele momento. De qualquer forma, combinar diferentes redes sociais amplia o alcance da companhia.
Por fim, é possível trabalhar com portais para promover os conteúdos, visto que são plataformas constituídas por nicho e que trabalham com um público-alvo seleto, de acordo com o assunto em suas páginas.
Podem impactar uma pessoa que esteja procurando, por exemplo, sobre banho e tosa perto de mim preço ou alguém que queira apenas saber como esse serviço funciona.
Tudo é feito de acordo com anúncios pré-definidos e estruturas prontas e os anunciantes podem contratar os espaços por um período.
Existem portais mais completos onde é possível escolher o local da publicação, podendo ser a página principal, o pop-up, entre outras opções que vão direcionar melhor o anúncio, considerando a estratégia e o objetivo.
Existem relatórios e controles de acesso que variam de acordo com o portal parceiro, possuindo um estilo mais complexo ou mais simples. Independentemente da opção, a marca pode usar o Google Analytics para saber as origens dos acessos.
Uma confecção de camisas pode gerenciar os anúncios em portais de maneira privada, usando um pacote de planos de aparição ou com parceiros do Google, por meio do Adsense.
Trata-se de uma plataforma de monetização para sites parceiros que vai exibir o conteúdo para imagens, banners e remarketing.
Quais são as melhores maneiras de utilizá-la?
Existem algumas maneiras que são mais proveitosas de utilizar a mídia paga para promover os conteúdos. São elas:
Links patrocinados
Links patrocinados são conteúdos que se destacam quando o usuário pesquisa uma palavra-chave no Google. É um tipo de anúncio que destaca a empresa nos resultados de busca, em uma posição mais difícil de alcançar com ações orgânicas.
Basta criar uma campanha com link patrocinado usando o Google Ads e direcionar para o público da empresa, usando estratégias de segmentação.
Para que esses anúncios sejam eficientes, existem passos fundamentais como definir as palavras-chave iniciais, horário, tempo e local de abrangência da campanha.
Social Ads
Social Ads são campanhas nas redes sociais, plataformas muito acessadas e onde se concentra uma grande quantidade de clientes em potencial.
Uma clínica de ultrassom de gato sabe que o relacionamento e as publicações em cada rede social considera o perfil do público, e para trabalhar com anúncios pagos, a situação é a mesma.
Isso porque não são todas as redes sociais que farão sentido, e a corporação precisa escolher os canais com maior potencial de alcance para o público-alvo.
O Facebook é considerado a maior rede social do mundo e ajuda a ampliar o relacionamento com os clientes. Uma de suas maiores vantagens é a audiência customizada.
Com isso, a companhia pode trabalhar com o público delimitado por ela, podendo ser os clientes ativos, leads e outras opções.
Já o Instagram possui uma das maiores audiências da internet e consegue aumentar a visibilidade, atração e reconhecimento do negócio.
Um local para aniversário infantil pode usar vídeos curtos, fotos e imagens no estilo carrossel para disseminar metodologias e diferenciais dos produtos e serviços da organização.
Para fazer os anúncios no Instagram, a marca pode usar a plataforma de anúncios da rede social, acessada diretamente pelo gerenciador do Facebook. É uma ótima ferramenta para gerar cliques e conversões, bem como visualizações e instalações de apps.
Quanto ao YouTube, permite o uso de conteúdos em vídeo que ajudam a divulgar a marca e gerar leads. Lembrando que os anúncios em vídeos transmitidos no YouTube são vinculados ao Google Ads.
A organização precisa criar uma conta na plataforma e utilizá-la para gerenciar os anúncios e acompanhar os resultados.
Outras redes sociais também podem ser usadas, como o LinkedIn, mas para escolher, a empresa precisa estudar seu público-alvo e saber em quais redes sociais ele está presente.
Utilizando Remarketing
Uma agência de bartender para eventos utiliza o remarketing para exibir anúncios em outros sites para pessoas que visitaram sua página oficial na internet. Dessa forma, os usuários vão se lembrar dos produtos e serviços.
Para criar uma campanha de remarketing, a marca pode optar pelo Google Ads e sua rede de display, formada por sites parceiros. Mas também pode usar o Facebook Ads e adicionar o site da marca, definindo listas de remarketing específicas para cada página.
Dessa forma, quando o potencial cliente acessar a página do negócio, automaticamente entra para a lista de pessoas que vão visualizar as campanhas de remarketing.
Assim, um fabricante de toldo para frente de loja também pode criar anúncios sobre assuntos complementares aos que foram vistos pelo visitante no site da organização e atraí-lo à landing page.
Considerações finais
Criar conteúdos ricos e cheios de informações relevantes para o público-alvo do negócio é fundamental para que a marca possa mostrar seu conhecimento e educar a audiência com potencial para se transformar em clientes.
Nem sempre é fácil fazer com que esses materiais cheguem a uma boa quantidade de pessoas, mas a mídia paga pode ajudar a alcançar esse propósito rapidamente.
Existem diversas opções que podem ser trabalhadas pela organização, e desde que sejam feitas com um bom planejamento, trarão resultados surpreendentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.