RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

LOGO RD7 branco marketing e consultoria

Post Pilar: saiba como funciona!

Sumário do Post

Post Pilar é uma estratégia de SEO muito importante para impulsionar os conteúdos e conseguir um bom ranqueamento, porque traz mais relevância para o site ou blog institucional.

Muito se fala sobre a importância de criar bons conteúdos e investir nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para conseguir um bom posicionamento, mas a verdade é que depender apenas de palavras-chave para se classificar não é bom.

A arquitetura e a organização são aspectos que também se relacionam ao posicionamento de uma postagem. Além do mais, não adianta ter apenas a informação certa dentro do conteúdo, ela precisa ser sinalizada por outros termos.

Isso está totalmente relacionado ao post pilar, e ele precisa ser trabalhado porque alguns usuários acessam o Google para fazer pesquisas extremamente específicas, geralmente formadas por palavras-chave com 4 ou mais palavras.

Para se ter uma ideia, esse tipo de busca corresponde a mais da metade das pesquisas e isso indica que existe muita gente em busca de assuntos específicos na internet.

Justamente, por isso, especialistas em SEO investem em conteúdo completo e organizado, de modo que o usuário encontre tudo em um único lugar.

O post pilar pode ajudar essa tarefa, por isso este artigo vai explicar seu conceito, como criá-lo e falará um pouco sobre seu funcionamento.

O que é?

Geralmente, a ordem dos assuntos não costuma ser bem estruturada em boa parte dos sites, mas as palavras-chave dos conteúdos estão presentes, assim como outros elementos. O que não se vê é a organização de cada tema na página.

A maioria das publicações é feita individualmente. A empresa fala sobre um assunto, como uma varanda fechada de vidro, mas se apega apenas aos princípios dele.

O tema possui diversos tópicos informações que são distribuídas em outras publicações que acabou não tendo nenhuma ligação com o conteúdo primário. Além disso, as URLs acabam disputando espaço nos buscadores, repetindo os conteúdos.

Se o usuário quiser entender as diferenças entre um tópico e outro, precisa se dirigir a outros textos, uma vez que as organizações estão espalhadas. O post pilar serve para organizar tudo isso.

Funciona como se fosse uma grande postagem, com informações completas sobre o tema, dividido em tópicos que podem ser acessados por links. Costumam aparecer no início da página e servem como base para outras publicações.

Como criar um post pilar?

Para criar o post pilar, o criador do conteúdo precisa transmitir uma informação e organizá-la por tópicos e de maneira mais extensa e aprofundada. Para isso, deve trabalhar com o seguinte passo a passo:

Mapear o conteúdo

Mapear o conteúdo significa buscar palavras-chave por meio de ferramentas de SEO. Não se deve procurar apenas um tipo, pois o propósito é pesquisar a palavra principal e aquelas que estejam relacionadas a assuntos complementares ao tema.

É necessário procurar bons de antigos que possam ter relações entre si, tendo em vista a dificuldade em escrever um novo conteúdo, caso não se saiba exatamente o que já tem sobre o assunto.

Conforme o conteúdo é mapeado, é necessário ajustar as publicações existentes para combiná-las, verificar o que não foi falado em textos antigos e organizar as publicações relacionadas no blog em uma tabela.

Analisar a SERP

A SERP é a página de resultados dos buscadores, mas uma clínica de estética especializada em depilação a laser virilha não deve focar nessa página, pois é mais um complemento do que será mapeado no conteúdo.

O objetivo é saber quais são as soluções que aparecem na SERP e compreender as perguntas relacionadas ao tema do post pilar. Por exemplo, a organização deve ver se existem trechos em destaques, anúncios, entre outras.

É um momento de desenvolver ideias e usar ferramentas que refletem a SERP e que ainda mostram detalhes sobre o tipo de palavra-chave usada.

Padronizar o texto

A estrutura e o conteúdo são os principais focos deste tipo de publicação que tem um padrão a ser seguido. Primeiro vem a introdução, depois, uma visão geral sobre o tema e hiperlinks que levam para a página do post pilar.

O conteúdo precisa responder perguntas e fornecer uma solução, se diferenciar em relação aos detalhes de outros materiais, além de ser útil e interessante.

Criar links internos

Na estratégia SEO de um buffet para aniversário, os links ajudam os mecanismos de busca a avaliarem a relevância e a autoridade de um conteúdo, isso tanto é verdade, que existem mudanças nos algoritmos do Google focadas em links.

Se eles forem irrelevantes, vai influenciar o modo com que o Google enxerga o site, por isso é necessário ter cuidado redobrado.

Os links precisam ser relacionados para mostrar a conexão de tudo o que é abordado sempre considerando o posicionamento de cada um.

Otimizar o conteúdo pilar

As estratégias de SEO também precisam estar presentes nesse material, considerando as palavras-chave secundárias. Elas precisam ser relevantes, mas não devem ser usadas em excesso mesmo que o conteúdo seja longo.

Além disso, cada imagem usada precisa contar com atributos para que os buscadores possam identificar do que se trata. A imagem de um quarto planejado solteiro com escrivaninha precisa ser descrita.

Planejar a escrita

Depois de estruturar e organizar o post pilar, o texto é outra parte importante desse material. Pelo fato de ser mais extenso, o assunto deve ser aprofundado, trazendo detalhes sobre o tema e palavras-chave relevantes.

A qualidade deve vir em primeiro lugar, porque de nada adianta estender muito, se o conteúdo não tem valor e não consegue o ranqueamento elevado.

É fundamental fazer atualizações recorrentes para manter a página na primeira posição e fornecer ao usuário tudo o que ele precisa.

Investir em SEO

Por fim, as estratégias de SEO são indispensáveis para responder às perguntas dos usuários. Um fabricante de vidro refletivo verde não utiliza conceitos muito específicos para combinar a redação e o SEO.

Mas, às vezes, não é possível fazer isso, então o ideal é colocar uma definição em alguma parte do texto, preferencialmente na primeira vez que o termo for citado.

Como funciona o post pilar

Para entender como funciona o post pilar, primeiro é necessário entender o que é topic clusters. Trata-se do agrupamento de conteúdos, organizados dentro de um tópico principal.

Sua estrutura é formada pelo post pilar, clusters e linkagem interna, e essa combinação fortalece as estratégias de SEO.

O post pilar é o conteúdo principal dentro do topic cluster e costuma ser feito por meio de uma palavra-chave de cauda longa, muito concorrida nos mecanismos de busca.

Com isso, o conteúdo de um post pilar sobre película de proteção solar para residência será mais abrangente. Mas é fundamental que esse texto seja relevante e atenda aos objetivos do negócio.

Ele precisa ser organizado em sub tópicos e dar explicações detalhadas sobre os temas relacionados à palavra-chave principal.

É sabido que as estratégias de SEO envolvem ações que melhoram o texto e a página como um todo, sendo elas:

  • Uso de palavra-chave;
  • URL amigável;
  • Design responsivo;
  • Conteúdo de qualidade.

Mas quando se trata de post pilar para melhorar essas estratégias, o topic cluster também precisa dos clusters, que nada mais são do que materiais relacionados ao post pilar.

São temas abordados brevemente na página pilar, mas que serão aprofundados em outras páginas do site institucional.

É muito importante que os clusters sejam mais específicos quando explorarem um assunto, além disso, para que o usuário possa acessar a publicação, a página pilar precisa fazer referência a ela usando um link interno.

Uma loja especializada em venda de mesa de pebolim precisa usar a linkagem interna para mostrar aos buscadores a maneira como as páginas são organizadas dentro do site.

O link interno é um elemento muito importante para as estratégias de SEO, pois cria uma rede de conteúdos em torno de um tema principal, conectando as publicações e sinalizando a importância da página central.

Basicamente, a função da linkagem interna é potencializar a página e transmitir mais autoridade sobre os assuntos relacionados à empresa.

Tudo isso vai ajudar a organizar o site, gerar mais leads, integrar os conteúdos e ainda otimizar o ranqueamento das palavras-chave.

Considerações finais

As empresas sabem muito bem a importância de criar conteúdos ricos e relevantes para os usuários, pois, assim, conseguem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa e ainda transmitem autoridade em seu segmento de atuação.

Para melhorar ainda mais o desempenho desses conteúdos, um fabricante de painel de madeira para área externa pode usar o post pilar para organizá-los e relacioná-los a um tópico principal.

Por meio de links internos e um conteúdo principal bem trabalhado, os buscadores identificam essa organização e decifram a relevância da cadeia de materiais dentro do site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais lidos do blog