Muito se tem falado acerca da importância de empresas e marcas estarem presentes nas redes sociais. Afinal, trata-se de canais de relacionamento e interatividade, fundamentais para manter uma comunicação clara e objetiva com o público-alvo.
No entanto, muita gente ainda negligencia o potencial das redes sociais, perdendo inúmeras oportunidades de negócios. Porém, vale mencionar que elas são um dos principais canais de comunicação do mundo online, por isso, é fundamental usá-las como meios estratégicos.
De acordo com um levantamento realizado pela agência We Are Social em parceria com a plataforma de mídia Hootsuite, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes, o que corresponde a 66% da população do país.
Pensando no potencial das redes sociais, preparamos uma lista com 4 passos essenciais para criar uma estratégia de marketing nas redes. Confira, a seguir, como implementar uma ação eficiente e assertiva nesses canais:
1. Faça um planejamento inicial
Tudo em marketing exige planejamento. Por isso, a primeira dica para criar uma estratégia nas redes sociais é definir os passos que devem ser seguidos. Afinal, criar uma série de perfis e publicar aleatoriamente nas páginas não lhe trará bons resultados.
Dito isto, defina quais serão os canais utilizados e estude cada um deles. Essa etapa é muito importante, pois só assim você saberá se está investindo nas redes certas. Ou seja, nas plataformas que o seu público de quiosque de madeira, por exemplo, navega.
2. Defina seus objetivos
O próximo passo para a sua estratégia de marketing nas redes sociais envolve a definição de objetivos da marca quanto a utilização das mídias sociais. Em geral, as empresas possuem os seguintes objetivos:
- Exposição da marca: fazer com que a cada seja cada vez mais conhecida pelo público;
- Geração de tráfego: outro opção é utilizar as redes sociais com a finalidade de gerar tráfego qualificado para o site, visando aumentar o número de visitas;
- Geração de leads: criação de interesse pelos produtos ou serviços da marca, como SPDA para raio, por exemplo;
- Vendas: objetivo final de grande parte das empresas e são ações que visam exclusivamente vender um produto ou serviço.
3. Crie a persona do seu negócio
Outro passo fundamental para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é criar a persona do seu negócio. Em resumo, as personas são personagens semi fictícios que representa as características do público-alvo ideal para a sua marca.
Neste passo, com as ferramentas corretas, você irá determinar pontos mais detalhados do perfil e comportamento do público, ou grupos que a marca pretende impactar utilizando as redes sociais.
4. Produza conteúdos
Por fim, de nada adianta criar uma série de perfis nas redes sociais e ficar ‘’empurrando’’ produtos e serviços. Afinal, estes são canais de relacionamento, portanto, use-os como tal.
Para isso, é necessário produzir conteúdos informativos e relevantes para alimentar o seu feed e manter o usuário ativo na sua página. Crie um calendário editorial definindo os assuntos que serão abordados e os melhores dias para fazer as postagens.
Vamos supor que você trabalhe com tratamento de água industrial. Então, pode promover conteúdos voltados a sustentabilidade, consumo de água, maneiras de economizar… Enfim, são inúmeras opções!
Gostou do nosso post sobre como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais