Desenvolvimento de produtos é um processo que envolve estágios para tirar uma ideia de seu conceito inicial e levá-la ao lançamento no mercado.
Ele é muito importante porque fragmenta as tarefas e organiza as colaborações, mas é muito importante saber como implementar, de acordo com as necessidades da marca e do público.
Desenvolver um novo produto é algo que, ao mesmo tempo em que se mostra empolgante, também é um grande desafio. Muitas coisas acontecem, partindo de uma ideia inicial, até pesquisas, prototipagem e o lançamento que nunca é igual.
Mesmo que existam diversos produtos diferentes no mundo, existe um sistema que ajuda no processo de desenvolvimento. Ele descreve todas as etapas necessárias para levar a solução do conceito inicial até que esteja disponível para venda.
A marca precisa reconhecer as necessidades do mercado, sondar os concorrentes, idealizar a solução, desenvolver um roteiro de produto e construir algo viável.
Esse processo se desenvolveu muito nos últimos anos e suas etapas são divididas para organizar melhor o desenvolvimento e separá-lo em tarefas menores.
Para compreender melhor como tudo isso funciona, este artigo vai mostrar o que é desenvolvimento de produtos, falar sobre sua importância, mostrar como funciona e dar algumas dicas sobre seu funcionamento.
O que é desenvolvimento de produtos?
Desenvolvimento de produtos é um processo que trabalha do início ao fim a entrega de um novo produto ou a atualização de algo que já existe.
Mas antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que cada empresa é única e trabalha em uma indústria única, e mesmo que as etapas de desenvolvimento sejam semelhantes, precisam ser liberadas e refinadas para se adequar ao negócio.
Um fabricante de cabo de antena parabólica precisa pensar em seu processo de desenvolvimento como uma série de etapas e estabelecer um plano para lidar com cada uma. São elas:
- Gerar ideias;
- Quantificar oportunidades;
- Projetar o produto;
- Desenvolver o produto;
- Lançar o produto.
A geração de ideias começa com um brainstorming para idealizar o produto, e os gerentes precisam decidir o que será construído. Também vão validar o tipo de produto que será fornecido.
Essa etapa gera ideias diferentes e promissoras, mas todas elas precisam ser analisadas para saber se realmente vale a pena, antes de validar.
Depois de restringir as opções e desenvolver o conceito de produto alinhado aos objetivos gerais do negócio e necessidades do usuário, chegou o momento de planejar o conceito do produto, considerando suas principais características.
Na quarta etapa, a ideia do produto já foi aprovada e o processo de projeto é concluído. Então a organização começa a trabalhar a quinta e última etapa para lançar o produto no mercado, algo que exige refinamento contínuo e melhorias.
Importância do desenvolvimento de produtos
Se um restaurante pretende lançar o serviço de buffet luxuoso para casamento, então precisa compreender a importância do desenvolvimento de produto.
Para as organizações, se esse processo for completo, trará vários benefícios, e um deles é a rápida aceitação do produto pelos consumidores. Isso é importante porque aumenta os lucros, visto que a solução atende às necessidades dos clientes.
O processo diminui custos, uma vez que um bom desenvolvimento eleva o ciclo de vida do produto e reduz necessidades de adaptações em seu design.
A marca deve se lembrar que o ciclo de vida de suas soluções passa por etapas diferentes, sendo introdução, crescimento, maturidade e declínio, e é na última etapa que o produto é retirado do mercado e substituído.
Para os consumidores, o desenvolvimento de novas soluções é muito benéfico porque atende suas necessidades e expectativas, que inclusive são consideradas durante o processo criativo.
Em outras palavras, as organizações criam soluções que atendem às exigências dos consumidores, aumentam sua satisfação e garantem usabilidade.
Como funciona o desenvolvimento de produtos
Usando o modelo de PDP de Rozenfeld, o desenvolvimento de produto passa por 3 fases, sendo o pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
O fornecedor de uma loja de cozinha planejada vai trabalhar o pré-desenvolvimento para planejar aquilo que pretende criar, considerando o seu propósito, o público-alvo e o objetivo.
O pós-desenvolvimento é focado em melhorias contínuas, com base em lições aprendidas, demanda do mercado e descontinuidade de produtos.
Só que a fase de desenvolvimento é mais complexa e dividida em etapas. A primeira é o projeto informacional, que tem o objetivo de criar as especificações da solução que será desenvolvida.
A marca precisa coletar informações e especificações que vão fazer parte dos dados qualitativos e compreender os requisitos do produto. Também deve-se entender a interação com o consumidor para delimitar o escopo e as próximas etapas.
A segunda parte é o projeto conceitual que ajuda a analisar alternativas de soluções para o produto que está sendo desenvolvido.
Um fabricante de materiais para clínica de ginecologista vai conceber o produto por meio de um brainstorming. Isso envolve a arquitetura do projeto, listagem de sistemas, subsistemas e componentes, bem como desenhos iniciais.
Depois é necessário trabalhar o projeto detalhado que ajuda a obter especificações finais sobre o produto. A organização tem que providenciar documentos de processos de fabricação, projeto de recursos, protótipo funcional e plano de fim de vida.
Também é nessa etapa que vai ocorrer o dimensionamento e estruturação detalhada de um produto, por meio de modelagens finais, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, automação e prototipação.
A quarta etapa é a preparação da produção, pois o produto já foi homologado e certificado, além de possuir um projeto piloto aprovado.
A empresa vai documentar a homologação e aprovação final, por meio da fabricação do produto na linha de produção.
Por fim, o fornecedor de uma clínica de veterinário popular vai lançar sua solução no mercado, emitindo documentos oficiais de vendas, distribuição, atendimento ao cliente e assistência técnica.
Fazendo um bom desenvolvimento de produtos
Para fazer um bom desenvolvimento de produtos, é necessário passar por algumas etapas importantes. São elas:
Gerar ideias
A primeira coisa é fazer um brainstorming para gerar ideias, de modo que os profissionais possam liberar sua criatividade, enquanto o gestor registra o máximo de sugestões.
Tudo deve ser embasado nas tendências de mercado e os objetivos do público-alvo, visto que propostas inovadoras podem partir das necessidades dos clientes e de suas sugestões.
Selecionar as ideias
A triagem vai ajudar a selecionar as ideias promissoras e viáveis financeiramente. Para fazer essa filtragem, é necessário considerar critérios como custos de produção, orçamento do negócio, perspectivas do mercado e viabilidade técnica.
Fazer isso é muito importante para que somente ideias de alto potencial possam ser levadas para as próximas etapas.
Prototipação
Um fabricante de cenários de teatro para sipat precisa fazer testes preliminares para analisar se o produto será compreendido pelos consumidores e percebido como uma solução.
As pesquisas devem ser internas e externas, por meio de questionários ou dinâmicas que ajudam a compreender o valor do que está sendo elaborado.
É interessante perguntar se as pessoas comprariam o produto, se conseguem identificar para que serve e se ele está de acordo com suas necessidades. Então a marca vai criar um protótipo que traga as principais funcionalidades e que possa ser testado.
Analisar o mercado
Se o conceito de produto foi aprovado, é possível solicitar uma análise de mercado mais detalhista, e isso envolve o estudo de viabilidade econômica para determinar custos e projeções de retornos, além de analisar segmento, público-alvo e concorrência.
Conforme uma marca de embreagem para carros vai mapeando esse cenário, vai elaborar simultaneamente um plano de negócios, com métricas, objetivos e estratégias de comercialização.
Desenvolvimento
Na etapa de desenvolvimento o plano de produto é colocado em prática e a ideia se materializa. A produção deve estar alinhada com o marketing para transmitir uma ideia de produto ideal, baseando-se nos resultados de testes e pesquisas.
É um processo que envolve aspectos como design de produto, criação de marca, embalagem, fabricação e certas burocracias como licenças e certificações.
Validação
Um fabricante de calha de zinco para telhado deve fazer alguns testes antes de lançar o produto oficialmente, usando grupos focais com consumidores que estejam dentro do perfil da persona.
Isso vai permitir fazer os ajustes necessários antes de aumentar a produção e investir na distribuição da mercadoria. Depois disso, a organização pode finalmente lançar o produto, considerando as oportunidades de mercado.
Considerações finais
Passar por todas as etapas do desenvolvimento de produto é muito importante para que a marca possa criar uma solução viável para o mercado e de acordo com as expectativas e necessidades dos consumidores.
Mesmo que a ideia seja muito boa, pode não alcançar o sucesso merecido se não passar pelo devido processo de desenvolvimento. Desde as primeiras concepções até o lançamento, trabalhar essas fases ajuda a garantir que a solução seja bem-sucedida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.