RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

LOGO RD7 branco marketing e consultoria

5 dicas de como montar um posicionamento de marca impecável

Sumário do Post

Posicionamento de marca é um dos elementos mais importantes para as empresas, mas para que realmente traga bons resultados, precisa ser consistente, de acordo com os valores da marca e alinhado a alguns elementos.

Entre os mais importantes estão a tipografia, tom de voz, elementos gráficos, imagens, cores e tipografia. Ao se alinhar com todos esses elementos, o posicionamento da marca se torna elemento fundamental para o sucesso do negócio.

Por ser condizente com o branding, também possibilita a sustentabilidade e a permanência da companhia em sua área de atuação. É capaz de reforçar a identidade corporativa, aumentar a visibilidade da empresa e melhorar a percepção dos clientes.

Isso faz com que o negócio seja cada vez mais viável e capaz de crescer em seu mercado de atuação. Diante de um cenário cada vez mais competitivo e marcado pela necessidade de aumentar a relevância da corporação, também melhora a rentabilidade.

Mas para trabalhar bem o posicionamento da marca, primeiro é necessário compreender seu conceito, falar sobre sua relevância e saber como montar essa estratégia do jeito certo.

O que é posicionamento de marca

Posicionamento de marca nada mais é do que desenhar uma oferta comercial de maneira que ocupe um lugar de destaque na mente dos consumidores, por isso também é um processo integral e abrangente.

Ele envolve conexão e visibilidade, visto que é possível promover o posicionamento de marca quando o segmento de mercado e os potenciais clientes são compreendidos e conseguem alcançar as respostas que procuram em suas buscas.

Independentemente do porte ou segmento de uma empresa, como no caso de um fabricante de moldura de PVC para teto, estabelecer o posicionamento de marca traz vários benefícios, como:

  • Diferencial competitivo;
  • Credibilidade;
  • Autoridade no mercado;
  • Reconhecimento;
  • Visibilidade;
  • Vendas contínuas.

Dentro de um cenário altamente digitalizado, o posicionamento também deve acompanhar a tecnologia e a inovação. As pessoas estão cada vez mais conectadas, e as empresas também precisam disso para um bom posicionamento.

Essa necessidade se destaca ainda mais pelo fato de que o ambiente virtual é capaz de transcender barreiras geográficas que possam impedir o crescimento do negócio.

Além de aumentar a relevância de uma plataforma em âmbito físico, a organização também precisa ser reconhecida em âmbito virtual. Isso exige a revisão de aspectos estratégicos relacionados ao neuromarketing.

São ações que reforçam a identidade da companhia no imaginário do público, tanto de clientes quanto dos consumidores de forma geral.

Importância do posicionamento de marca

Hoje em dia, conquistar um bom posicionamento de marca é importante porque os consumidores não estão preocupados apenas com o preço e qualidade na hora de comprar um produto ou serviço.

Isso também acontece com negócios B2B, visto que os potenciais clientes também analisam várias questões. Por exemplo, se uma companhia precisa comprar jaqueta impermeavel uniforme, vai analisar vários fatores.

As decisões de compra também se baseiam no status e preferências relacionadas ao estilo de vida. Para conquistar vantagem competitiva, é fundamental trabalhar o posicionamento de marca.

Também é por meio dele que a organização consegue ter mais consistência e passa a agir como elemento fundamental para que os consumidores possam alcançar seus objetivos.

Quando a relação de compra é satisfatória, o cliente sente que tomou uma boa decisão, ao mesmo tempo, a empresa passa a desenvolver produtos alinhados às preferências dos compradores.

Mais do que isso, consegue fazer promoções e oferecer atendimento ao cliente de qualidade em diferentes plataformas.

Também existe o fato de que muitas pessoas adquirem produtos de marcas específicas porque são mais modernas, fáceis de usar e inovadoras. Outros preferem se basear em preços menores, personalização e compatibilidade.

Tudo isso mostra que trabalhar o posicionamento de marca é uma forma de criar laços com os consumidores para mostrar de que maneira a organização pode ajudá-los e o que ambos possuem em comum.

Uma empresa de locação de gerador também consegue segmentar melhor seu mercado de atuação. Esse processo é muito importante porque as organizações podem transmitir características diferentes.

Ter um posicionamento de marca é uma forma de segmentar o mercado, atrair um público compatível com o que é oferecido e mostrar que o negócio está disposto a pagar o valor do produto.

Por outro lado, abaixar muito os preços pode dificultar na hora de cobrir custos de produção, o que afeta os lucros.

Por fim, ter um posicionamento de marca confiável faz com que a empresa seja mais valiosa do ponto de vista dos consumidores e oferece acesso às melhores ferramentas de marketing.

Muitas companhias não conseguem controlar a experiência do cliente o tempo todo, por isso trabalham seu branding, algo que facilita a comunicação com os compradores.

Ao trabalhar seu branding, um fabricante de refletor de led para galpão tem como objetivo tornar a marca mais conhecida pelo público, além de despertar conexões fortes que vão influenciar a decisão de compra.

Como montar o posicionamento de marca?

Criar um bom posicionamento de marca não é tarefa simples, visto que envolve um bom planejamento estratégico, análises aprofundadas sobre o mercado, entre outras práticas muito importantes, como:

1.    Conhecer o nicho de atuação

A primeira coisa que deve ser feita é conhecer o nicho de mercado do negócio para compreender quais são suas demandas, expectativas do público, entre outras questões que vão ajudar a criar uma marca de destaque.

Também é fundamental ter conhecimento sobre a própria organização para saber qual é a sua personalidade, o que ela representa e de que maneira pode atender às necessidades dos consumidores.

2.    Analisar os concorrentes

Analisar os concorrentes é muito importante para que o posicionamento de marca seja realmente eficiente. Se uma empresa de entrega documentos motoboy souber para onde a concorrência está indo, poderá acompanhar o mercado.

Isso também traz todo o conhecimento necessário para se destacar, no entanto, existem alguns aspectos mais importantes que precisam ser identificados.

A companhia precisa saber de que maneira seus concorrentes se posicionam, quais são os diferenciais que eles oferecem, o tipo de conteúdo que produzem, como se relacionam com o público e quais são as estratégias de marketing.

Ao fazer essa análise, fica mais fácil compreender de que modo a companhia de determinado nicho se destaca, o que pode fazer para atrair consumidores e de que forma reter os clientes.

São informações valiosas para desenvolver um bom posicionamento de marca e alcançar a vantagem competitiva necessária para ter sucesso.

3.    Alinhar mensagem e público

Outra coisa importante é descobrir o que motiva o público e alinhar a mensagem da empresa com as necessidades dessas pessoas.

O processo parece ser desafiador, mas existem algumas práticas que simplificam o trabalho. Ter uma fachada de loja de roupas que agrade o público é importante, mas também é fundamental listar os atributos e valores que o negócio quer transmitir.

Também é fundamental pesquisar o público e descobrir os valores e necessidades que essas pessoas buscam em uma empresa.

São os pontos de coincidência que vão mostrar o caminho que a companhia precisa seguir para se conectar com sua audiência.

4.    Humanizar a marca

As pessoas se sentem mais atraídas por organizações capazes de criar vínculo emocional, e isso é muito importante nos dias de hoje porque o conceito de vender a todo custo não funciona como antigamente.

Um fornecedor de esfiha pré assada traz um aspecto mais humano para que possa se aproximar do público e estreitar os laços com seus clientes. É algo que pode ser feito de várias formas, por exemplo, ao oferecer atendimento personalizado.

Pode-se criar um mascote ou um assistente virtual de marca, investir em estratégias de storytelling para melhorar a comunicação, escolher o tom de voz certo e até mesmo compartilhar depoimentos de clientes reais.

Nas redes sociais, muitas empresas mostram quem são os profissionais por trás da marca, falam um pouco sobre sua rotina, entre outras ações que aproximam a empresa do público e faz com que seja lembrada de maneira positiva.

5.    Mostrar os diferenciais

Uma clínica especializada em criolipólise para emagrecer deve se concentrar em suas singularidades. É assim que ela vai mostrar seus diferenciais e se posicionar como um negócio autêntico e de valor agregado.

Uma das formas de fazer isso é questionar o que faria uma pessoa escolher os produtos e serviços de uma empresa em detrimento de outra, como preço, qualidade, benefícios, entre outros.

Considerações finais

O posicionamento de marca é o modo como a organização é percebida em seu mercado de atuação, sendo uma estratégia que ajuda a se destacar entre os concorrentes e a conquistar a confiança do público.

Mas para aproveitar todos os seus benefícios, o posicionamento precisa ser consistente e o negócio deve conhecer as necessidades e motivações do público para demonstrar seus diferenciais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais lidos do blog