RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

LOGO RD7 branco marketing e consultoria

6 dicas de como anunciar no google ads

Sumário do Post

O Google Ads é uma plataforma de anúncios disponibilizada pelo Google, que se tornou a maior ferramenta de links patrocinados na web. A cobrança é feita de acordo com o número de cliques, podendo ser nos resultados de pesquisa e outras maneiras.

As estratégias de marketing digital das empresas não podem ficar sem os recursos do Google Ads, visto que um de seus diferenciais é que o anunciante pode controlar o orçamento e a maneira de cobrança.

Elas podem ser por clique (CPC), visualizações (CPM) e resultados (CPA), por conta disso, se tornou uma das principais ferramentas para alcançar o sucesso e gerar receita de uma empresa.

O formato que mais se destaca nesta categoria são os links patrocinados, só que muitos empreendedores têm dúvidas em relação ao modo como podem trabalhar com a ferramenta e como gerar receita por meio dela.

Isso acontece porque muito se fala sobre as estratégias orgânicas, que de fato são muito importantes, mas não descartam a necessidade de fazer um anúncio direto.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e potencializar os resultados, este artigo vai explicar o que é Google Ads, como funciona e dar algumas dicas para anunciar na plataforma.

O que é Google Ads?

Google Ads é uma plataforma de publicidade do maior buscador do mundo, que antigamente era conhecida como Google AdWords. É uma ferramenta que ajuda a divulgar produtos e serviços na internet de maneira rápida e eficiente.

Os anunciantes pagam apenas quando as pessoas clicam para visitar o site, visualizam o conteúdo ou entram em contato com a empresa.

Uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que um anúncio, por exemplo, sobre aluguel de criofrequencia, é exibido no momento certo e para as pessoas que estão procurando a solução.

Os potenciais clientes encontram os links patrocinados por meio de diferentes dispositivos quando fazem uma busca, ao assistirem vídeos no YouTube ou acessarem sites parceiros.

A plataforma é a principal fonte de receita do Google, representando cerca de 71% das rendas totais do buscador. Isso mostra que as marcas já compreenderam a importância de investir na modalidade para impactar os potenciais clientes.

Como funciona o Google Ads?

A plataforma exibe os anúncios quando os usuários pesquisam produtos ou serviços oferecidos pela marca. Por meio de uma tecnologia inteligente, as campanhas aparecem para os clientes em potencial no momento certo.

Ou seja, as pessoas que visualizam o anúncio são aquelas que já estão prontas para realizar uma ação. Mas primeiro o anunciante precisa selecionar uma meta, que pode ser atrair visitantes para o site ou aumentar as ligações telefônicas.

Depois, uma clínica veterinária especializada em cirurgia de catarata em cachorro vai selecionar a área geográfica onde deseja exibir o anúncio, o que pode ser um pequeno raio de distância ou uma área mais ampla, como uma cidade, país ou estado.

Depois, basta criar o anúncio e definir um orçamento mensal. Quando o anúncio for aprovado, vai ser exibido quando os usuários pesquisarem um produto ou serviço relacionado ao que a marca está anunciando.

Ela só vai pagar quando houver uma interação, como quando a pessoa clica ou entra em contato com a organização.

Dicas para anunciar na plataforma

Para anunciar no Google e melhorar a performance das campanhas, as empresas precisam investir em algumas ações. São elas:

Definir as métricas

É muito importante saber como anunciar, mas para que os objetivos do negócio sejam alcançados, primeiro ele precisa saber as métricas que devem ser analisadas.

É possível fazer anúncios de diferentes tipos, sendo na rede de pesquisa, rede de display, Google shopping, vídeos, aplicativos, entre outros, e eles são diferentes no que diz respeito ao formato e os locais onde são exibidos.

Mas todos eles têm em comum as métricas que precisam ser analisadas, e dentre as principais estão:

  • CTR (taxa de cliques);
  • CPC (custo por clique);
  • Custo por conversão;
  • Taxa de conversão.

A taxa de cliques é importante porque uma empresa de locação de impressora laser colorida consegue descobrir quantos cliques o anúncio recebeu durante o período analisado.

Já o custo por clique é fundamental para que o anunciante saiba o quanto está pagando em cada clique no anúncio e assim compreender quantos cliques o orçamento está apto a receber.

Já o custo de conversão ajuda a entender o quanto a marca está pagando para que a conversão aconteça por meio do anúncio. Por fim, a taxa de conversão mostra a frequência em que uma ação se torna uma conversão.

Escrever uma boa copy

A descrição do anúncio é outra coisa muito importante e que precisa de bastante atenção, visto que uma estratégia de copywriting bem trabalhada consegue convencer o usuário a realizar uma ação.

Em um anúncio normal, o espaço para texto é formado pelo título 1, 2 e 3, usando até 30 caracteres por título, e na descrição até 90 caracteres.

Mas se uma clínica de tomografia em São Paulo for fazer um anúncio responsivo, então vai usar 15 caracteres por título e 4 para as descrições.

O espaço é pequeno, por isso a empresa precisa pensar muito bem no que vai inserir para convencer o público em relação ao poder de sua marca e ao valor do serviço que oferece.

A copy, ou seja o texto, do anúncio precisa ser curta e objetiva, mostrando para o usuário o porquê de clicar no anúncio e como a empresa é capaz de trazer uma solução para as pessoas, considerando que ela está em uma jornada de compra.

Usar o Customer Match na estratégia

Customer Match é uma funcionalidade do Google Ads que permite criar anúncios efetivos e com grande potencial de conversão.

Um fabricante de porta de vidro de correr automática consegue fazer o upload da lista de e-mails de clientes ou leads e eles passam a ser o público-alvo da campanha.

Ao importar os e-mails, as chances de interação com os anúncios são maiores, uma vez que o público é formado por pessoas que já interagiram com a empresa em algum momento.

Escolher uma boa palavra-chave

A palavra-chave é elemento fundamental nas estratégias de marketing de conteúdo e para a criação de anúncios que convertem. Isso porque é por meio dela que a plataforma será encontrada, tanto na rede de display quanto na pesquisa e no shopping.

Se a organização quiser ter as campanhas divulgadas na página do Google, precisa relacioná-las com um grupo de palavras-chave que vai direcionar a ação.

Se um fabricante de resistência de forno elétrico industrial for usar a rede de pesquisa, o modelo do anúncio é exclusivamente feito por texto. Trata-se de um link que aparece nas primeiras posições na página de busca.

É necessário colocar a palavra-chave no título porque mostra de imediato a informação que está sendo procurada, algo muito mais atraente e que potencializa a taxa de cliques.

Para facilitar ainda mais a vida dos anunciantes, o próprio Google oferece uma ferramenta que ajuda a analisar as palavras-chave mais apropriadas para o negócio.

Saber direcionar o público

Depois de pensar no conteúdo e inserir a palavra-chave no título, chegou o momento de direcionar o anúncio para o público certo.

Isso é importante porque o usuário pode se frustrar se clicar no anúncio procurando uma lista de produtos e na verdade encontrar uma landing page oferecendo um eBook.

É uma situação que pode trazer muitos prejuízos e afetar as métricas e os objetivos do marketing. Um fabricante de módulo injeção programável precisa tomar cuidado na hora de criar a campanha e linkar à página de destino.

É necessário escolher uma opção que direciona o público, por exemplo, se a organização está oferecendo uma promoção, o usuário precisa ser enviado para uma página que fala sobre o assunto.

Monitorar o ROI

Além das métricas apresentadas, outra maneira de fazer com que os anúncios tragam bons resultados é analisar o ROI (retorno sobre os investimentos).

Assim como uma vitrine expositora vertical, uma das maiores vantagens do Google Ads é que os anunciantes conseguem acompanhar as informações sobre os resultados com facilidade.

Para identificar o retorno sobre os investimentos obtidos, basta analisar o número de conversões e o custo por clique. O valor de cada conversão precisa ser maior do que aquilo que a organização gastou para realizá-la.

Considerações finais

Anunciar no Google Ads é fundamental para qualquer empresa que queira alcançar bons resultados e atrair clientes rapidamente na internet.

As pessoas procuram informações sobre produtos e serviços o tempo todo nos canais digitais, por isso, criar esse tipo de anúncio é uma forma de permitir que elas encontrem o que precisam rapidamente e aumentar as chances de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais lidos do blog