As campanhas criativas nada mais são do que campanhas de marketing e publicidade que visam trazer bons resultados, por meio de cada peça desenvolvida. Para isso, é necessário enriquecer a experiência do público.
Uma campanha de publicidade criativa não se volta apenas para questões relacionadas ao design e informações que precisam formar as peças publicitárias. Ela também se concentra na forma como cria enredo e como conta uma história para o público.
São cuidados fundamentais para cativar as pessoas, fortalecer o relacionamento com a marca e aumentar o número de conversões. Quem atua na área de publicidade e propaganda já sabe como funciona o planejamento de uma campanha.
São profissionais que sabem tudo o que ela precisa para ser criativa, oferecer uma experiência diferenciada para o público, atrair as pessoas certas e melhorar as conversões da marca.
Mas quem não é muito experiente ou começou a investir agora tem muitas dúvidas sobre o assunto. Eles não sabem se existem algum tipo de mídia obrigatória, como estabelecer uma meta, entre outras estratégias importantes.
Para esclarecer essas dúvidas, o artigo vai mostrar o que é uma campanha criativa, qual é o maior diferencial desse tipo de campanha e dar algumas dicas para desenvolvê-la.
Campanha criativa: o que é uma?
Campanha criativa na estratégia elaborada com o objetivo de atrair, conquistar e encantar novos clientes, além de ser uma prática muito boa para fidelizar compradores antigos.
Mas essa estratégia é um pouco mais complexa do que parece exige muito esforço por parte da organização, pois só assim consegue trabalhar uma boa ideia. Além do mais, o negócio precisa levar em conta questões técnicas e algumas métricas.
Diferencial de uma campanha criativa
A campanha criativa de uma marca de ferros de passar roupa industrial possui alguns diferenciais porque seu propósito é criar estratégias e ações de comunicação que destacam o negócio no mercado.
Um exemplo é utilizar um jornal da cidade para criar uma ação e mostrar exatamente o que a companhia se propõe a fazer.
Um escritório de odontologia conseguiu se destacar ao criar uma campanha em uma página dos classificados com vários espaços em branco, remetendo a dentes espaçados.
A ação conseguiu chamar a atenção das pessoas sobre a importância dos cuidados com os dentes e os riscos de não procurar um dentista na frequência ideal.
Existem muitos outros exemplos de ações de publicidade inteligentes e que chamaram muito a atenção tanto dos consumidores quanto dos profissionais de publicidade.
Para alcançarem esse patamar, muitas delas utilizaram algumas práticas e estratégias que também podem ajudar outros negócios.
Dicas para criar uma campanha que seja criativa
Para criar uma campanha criativa sobre vacinação, a agência contratada pode recorrer às seguintes ações:
Analisar a marca
Existem algumas ferramentas que ajudam a fazer uma análise de marca e a desenvolver um diagnóstico preciso sobre a organização.
A primeira coisa é saber como a marca está posicionada no mercado e como acompanhar as estratégias dos concorrentes, com isso, fica mais fácil pensar no que fazer para destacar a companhia.
As informações podem ser coletadas no briefing, pois a empresa tem todas as informações necessárias para analisar a situação. Além do mais, com a transformação digital, ficou mais fácil descobrir muita coisa com alguns recursos.
Um deles é a Matriz de Porter, que ajuda a observar as forças que podem impactar o relacionamento do negócio com os clientes e como conseguir lucros. As situações analisadas são:
- Ameaças de produtos substitutos;
- Ameaças de novos concorrentes;
- Poder de negociação dos clientes;
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Rivalidade entre os concorrentes.
Produtos substitutos são soluções novas no mercado, consideradas inovadoras pelos consumidores, como no caso da Netflix, que substituiu as locadoras.
Também é fundamental compreender a ameaça de novos concorrentes para saber como estão agindo no mercado. O poder de negociação dos clientes está relacionado à pressão do público para conseguir o que precisa.
Uma escola que oferece cursos preparatórios para mecânico FAA também precisa saber qual é o poder de negociação dos fornecedores, uma vez que mostra a pressão que eles podem exercer sobre o negócio.
Por fim, é necessário entender o nível de competição entre os concorrentes, em relação ao preço, campanhas publicitárias, entre outros processos.
Estabelecer objetivos e metas
O marketing digital trouxe muitas mudanças na relação entre comunicação e faturamento, pois por meio de métricas mais concretas e o monitoramento das ações online é possível compreender a publicidade e melhorar seus impactos.
Antes de criar uma campanha, primeiro é necessário saber a finalidade do planejamento, existem objetivos que podem ser transformados em objetivos mais específicos, considerando a empresa e o cenário apresentado.
Um deles é a atração, tendo como propósito ampliar o alcance da marca, destacando sua missão, visão e valores. Um fabricante de bloco de anotações brochura pode ter como objetivo específico os pontos de lembrança da marca.
A intenção de compra trabalha um público mais específico, como no caso dos consumidores que já estão no funil de vendas em etapas mais avançadas. Eles trabalham aspectos relacionados ao relacionamento com a marca.
Por fim, a decisão envolve as ações de campanhas voltadas para a compra, e pode estar relacionada tanto à venda quanto ao contato com a organização, assim como o download de materiais, entre outros.
As metas servem para alcançar um objetivo e devem modelar o orçamento da campanha. Se o objetivo é conseguir leads novos, então é necessário estabelecer um prazo.
Esse prazo vai depender da realidade do negócio no momento e é fundamental definir metas realistas, porém desafiadoras para alcançar o objetivo.
Conhecer a persona
Assim como em outras estratégias de marketing, um fabricante de bomba de aspirar piscina precisa saber quem é sua persona para desenvolver uma campanha criativa.
Saber com quem o negócio vai falar ajuda a acertar pontos de comunicação, como a escolha dos canais, linguagem e até elementos gráficos. Tão importante quanto coletar dados demográficos, também é necessário saber o que influencia o público.
A marca deve procurar entender como essas pessoas se sentem, quais são suas falas, suas objeções e outros aspectos que afetam a decisão de compra.
Todas as diretrizes devem ser reunidas em um documento de fácil acesso para toda a equipe, visto que desde o planejamento de mídia até a finalização, todos os profissionais precisam saber com quem estão falando e como impulsionar o relacionamento.
Desenvolver as estratégias
Hoje em dia, existem muitas maneiras de conseguir os resultados que se espera com comunicação e marketing, e cabe à empresa encontrar um modelo que consiga misturar as estratégias para penetrar sua campanha.
Uma oficina de retífica de cabeçote deve acompanhar as novidades e tendências de seu mercado, entender quais são os novos veículos de comunicação e construir um mídia kit para o público.
Uma campanha criativa pode contar com várias estratégias, como no caso do Inbound Marketing, uma ação que consegue gerar valor e posicionar a marca estrategicamente.
A companhia vai produzir conteúdos relevantes, como podcast, blog posts, vídeos, entre outros exemplos de materiais que melhoram o relacionamento com o cliente e criam um fluxo de nutrição para o e-mail marketing.
A organização também pode trabalhar com estratégias outbound, muito comuns nos canais offline, mas que também podem ser usadas nas novas mídias para oferecer uma experiência enriquecedora para o público.
Pensar no criativo da campanha
Uma oficina de envelopamento automotivo camuflado precisa pensar no criativo da campanha porque é ele que vai criar um vínculo com o usuário da marca.
Grandes resultados de campanhas estão relacionados ao desenvolvimento criativo durante o processo, o que envolve estratégias para otimizar a relação com a audiência, experiências personalizadas e campanhas escaláveis.
Os direcionamentos da campanha podem ser identificados e definidos antes da criação da estratégia em si para que possa estar alinhada com diferentes ações.
Dessa forma, peças de uma mesma estratégia conversam entre si e o cliente saberá que está inserido em um contexto específico.
Também é fundamental que durante o desenvolvimento a equipe crie marcos nas etapas de produção, onde os clientes podem interagir com a produção, fazer as alterações necessárias ou confirmar o processo.
Alinhar a campanha
Se uma empresa de personalização interna de carros criou uma campanha que tem um direcionamento, mas no meio do caminho surgiu um novo insight, pode verificar se a mudança não vai interferir no conjunto.
Isso vai desde a identidade visual usada no estabelecimento físico, até anúncios do Google Ads, de modo que tudo faça sentido e as ações falem a mesma língua.
Considerações finais
Uma campanha criativa traz o diferencial para a marca, estabelece uma comunicação promissora com o público e consegue destacar os produtos e serviços em meio aos concorrentes.
Seguindo boas práticas e boas estratégias, é possível alcançar o sucesso da ação, obter ótimos retornos sobre os investimentos e atingir o propósito esperado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.