RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

Como traçar um CTR saudável?

Sumário do Post

CTR é um importante indicador e precisa ser monitorado nas estratégias de marketing digital, visto que gera impactos no custo e na eficiência das campanhas, além de influenciar o desempenho das páginas nas buscas orgânicas.

Se a taxa de cliques estiver elevada, todo o planejamento de marketing da organização é beneficiado. Independentemente de aplicar técnicas de SEO ou investir em links patrocinados, a marca deve considerar algumas métricas.

Elas melhoram o desempenho da estratégia e garantem o sucesso do marketing digital, e uma das mais importantes é o CTR (Click Through Rate). Também conhecida como taxa de cliques, é um indicador que precisa ser considerado na estratégia.

Quanto maior for a taxa de cliques em um anúncio, mais benefícios ele vai trazer para o negócio, como custos mais baixos no Google Ads até melhorias no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Mas para ampliar a métrica de maneira eficiente, existem algumas informações sobre o assunto que o negócio não pode ignorar, e é justamente sobre elas que este artigo vai falar.

Ele vai mostrar qual é o conceito de CTR, como traçar uma taxa de cliques mais saudável, como calcular essa taxa e o que fazer para melhorá-la.

Conceito dessa métrica

CTR é um dos indicadores mais importantes do marketing digital, pois mostra qual é a taxa de cliques, portanto, a relação entre o número de cliques e o número de visualizações no anúncio.

Ele indica a eficiência da campanha, portanto, a porcentagem de pessoas que clicaram no link depois de visualizá-lo. É uma métrica fundamental para avaliar o desempenho de um anúncio no Google ou nas redes sociais.

Um fabricante de maquina de gelo filtrado precisa considerar essa métrica porque a taxa de cliques pode impactar nos custos das campanhas e no ranqueamento das páginas durante as pesquisas orgânicas.

Alcançando um CTR saudável

Para traçar um CTR saudável, a organização precisa investir em algumas práticas importantes, dentre as quais estão:

Alinhar objetivos e necessidades

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é alinhar os objetivos da campanha com as necessidades do público, visto que o propósito é tornar a empresa útil para os consumidores, sendo capaz de resolver suas dores.

Para aumentar a taxa de cliques, primeiramente é necessário planejar estratégias que vão gerar valor para os leads, e com isso criar um fluxo natural para que as páginas e links sejam mais atrativos.

Inserir a palavra-chave

As estratégias para aumentar a taxa de cliques começa antes que o anúncio seja publicado, pelo fato de que um bom planejamento evita desperdício de recursos financeiros com campanhas ineficientes.

Uma escola de aula de dança precisa estudar as palavras-chave usadas pelo público porque elas podem variar, por exemplo, enquanto alguém pesquisa sobre “dança de salão bolero”, outra pessoa pode estar pesquisando sobre outro tipo de dança.

Ao estabelecer a palavra-chave principal, fica mais fácil escolher as secundárias, o que aumenta as chances de exibição e cliques.

Negativar termos irrelevantes

Alguns termos podem prejudicar as campanhas e a taxa de cliques, assim sendo, é necessário filtrar as palavras que não são interessantes para o público evitar que o link seja exibido para pessoas que não possuem o perfil ideal.

Para evitar essa situação, o anunciante deve acessar a conta do Google Ads, ir até a opção “palavras-chave e segmentação”, depois em “palavras-chave“ e logo em seguida em “negativas”.

Depois de fazer isso, a organização só precisa cadastrar os termos que possam ter semelhanças semânticas nas campanhas.

Investir em gatilhos mentais

Os gatilhos mentais servem para instigar e convencer o usuário a clicar no link, por isso, são ótimos para aumentar a taxa de cliques. Entre os mais usados estão:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Curiosidade;
  • Reciprocidade.

Os gatilhos são cientificamente comprovados pela neurociência e pelo neuromarketing, e quando usados corretamente, são muito eficientes para a taxa de cliques.

Usar boas chamadas

Uma clínica de estética especializada em lipoaspiração na bananinha pode inserir chamadas para ação que prendem e instigam as pessoas a clicarem nos anúncios ou a realizarem determinada ação.

Para cativar o usuário, elas precisam ser muito bem trabalhadas, portanto, devem ser atrativas e chamativas, sem muita enrolação ou rodeios.

Fazer testes A/B

Os testes A/B são métodos simples, porém muito importantes para as campanhas evitam que a marca perca tempo e dinheiro com ações que não vão trazer um bom retorno e tampouco serão aceitas pelo público.

Trata-se de criar duas versões do mesmo anúncio, mudando apenas alguns elementos de cada, como título, chamada para ação e meta descrição. Feito isso, a empresa vai monitorar os resultados para ver qual performou melhor.

Aproveitar extensões de anúncios

As extensões de anúncios funcionam como campos adicionais que ajudam a aproveitar as campanhas, podendo incluir dados da empresa como telefone, site, classificação dos produtos e serviços e endereço.

O espaço pode ser mais valioso se for usado estrategicamente para investir em gatilhos que tornam o anúncio mais atrativo e relevante para o público.

Como calcular e melhorar o CTR?

Para calcular o CTR, uma empresa de conserto adega climatizada precisa pegar o número de cliques recebidos e dividi-lo pelo número de impressões do link ou anúncio, usando a seguinte fórmula:

Cliques / impressões = CTR

Supondo que a organização tenha criado um anúncio que recebeu 10 cliques depois de ser exibido 100 vezes, neste caso, o CTR é de 10%: 10 / 100 = 10%.

Para muitos negócios, principalmente aqueles que estão começando a investir agora, pode ser que a taxa de cliques não seja boa o suficiente, por isso, existem algumas estratégias que ajudam a melhorá-la.

Em primeiro lugar, a organização precisa definir uma estratégia eficiente, pois é ela que vai tornar os resultados melhores e facilitar o posicionamento do anúncio.

Um anúncio de madeira madeira rack com painel também precisa de uma boa chamada para ação, por meio de uma frase de impacto que mostra claramente o que a marca espera que o usuário faça.

Existem vários exemplos clássicos de chamadas que podem ser usados, como “compre agora”, “entre em contato”, “faça sua reserva”, “inscreva-se”.

Quando o usuário lê a chamada, resolve interagir com ela, ou seja, ele vai seguir aquilo que o anúncio pede para que ele faça. Por isso é muito importante que o usuário seja direcionado para uma página condizente com o que está no anúncio.

Se isso não for feito, é bem provável que o consumidor saia do site e isso vai aumentar a taxa de rejeição, ou seja, a quantidade de pessoas que saem de uma página, assim que ela é carregada.

Um fornecedor de caixa para lanche grande deve estar atento a isso porque a situação pode prejudicar a qualidade da plataforma perante o Google, além disso, também deve ficar atento à URL.

Praticamente todas as pessoas prestam atenção à URL do site para onde estão sendo direcionadas, com o propósito de se certificar de que é seguro e está relacionado a intenção de pesquisa.

Levando isso em conta, o endereço precisa estar relacionado com a palavra-chave pesquisada, lembrando que há URL é fundamental para reter os usuários do site.

Para saber quais são os termos mais pesquisados pelos usuários, é interessante pesquisar palavras-chave em ferramentas específicas. Em algumas delas, basta digitar um domínio ou o termo.

Depois, uma empresa de instalação de fechadura tetra vai escolher a palavra-chave principal dos anúncios, e que será usada no título e no texto, entretanto, o uso do termo não pode parecer forçado.

Se a companhia quiser, pode usar um código para atualizar a publicidade, levando em conta as palavras-chave do grupo, e quanto mais positiva for a experiência do usuário, melhor.

Também vale a pena trabalhar com datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças para aumentar ainda mais a taxa de cliques.

Existem vários períodos que movimentam o comércio e por isso geram mais tráfego e aumentam as chances de visualização dos anúncios.

Estratégias offline, como campanhas em front light banner, são muito úteis, mas se a organização quiser testar o potencial de sazonalidade para as campanhas online, pode programar anúncios que serão veiculados em certas épocas.

Os resultados podem ser surpreendentes, além de ser um truque para focar no segmento da marca e aumentar a taxa de cliques de todos os seus anúncios na internet.

Considerações finais

O maior diferencial do marketing digital é a necessidade de acompanhar os resultados constantemente para garantir que as estratégias alcancem bons resultados, e isso não é diferente com os anúncios.

Quando uma marca cria um anúncio sobre seu produto ou serviço na internet, precisa acompanhar a taxa de cliques para ter certeza de que a campanha está atraindo as pessoas certas e trazendo os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.