RD7 Consultoria | Marketing e Vendas

LOGO RD7 branco marketing e consultoria

Tech Recruiter: saiba qual é o seu papel!

Sumário do Post

Muito se fala sobre Tech Recruiter atualmente porque esse profissional tem um papel muito importante dentro das organizações. Além disso, a tecnologia veio para ficar e ele trabalha junto com esses recursos para melhorar os processos da empresa.

Organizações dos mais variados setores utilizam os recursos digitais em suas atividades, e ao mesmo tempo em que a demanda é muito alta, também existe uma procura intensa por profissionais de TI qualificados.

É nesse contexto que entra o tech recruiter, melhorando o processo de recrutamento e seleção para escolher pessoas especializadas em tecnologia, de maneira diferenciada.

Seu objetivo é escolher profissionais de altos níveis técnicos e que tenham o mesmo perfil cultural que a empresa precisa. É exatamente por isso que as organizações necessitam de um tech recruiter.

Não basta apenas investir em tecnologia, é necessário contar com pessoas que saibam utilizar esses recursos do jeito certo para extrair todo o seu potencial, mas escolher o perfil adequado nem sempre é tarefa fácil.

Ter um recrutador especializado nessa demanda é imprescindível, por isso, este artigo vai explicar o que é tech recruiter, quais as especificidades que possui, falar sobre seu papel dentro da corporação e dar algumas dicas para se tornar um.

Tech Recruiter: o que é, afinal

Tech recruiter, recrutador técnico ou IT recruiter é um profissional que se responsabiliza por recrutar profissionais de tecnologia para as empresas. Ele seleciona programadores e desenvolvedores, considerando as habilidades técnicas.

Existem alguns que se especializam em conhecimentos sobre o mercado de tecnologia para aumentar o repertório na hora de escolher profissionais que conseguem se diferenciar.

Para um fabricante de lavadora de piso profissional, ter essa especialização é muito importante para o sucesso do processo seletivo, isso porque a partir do momento em que o recrutador conhece bem uma área, terá mais chances de escolher um bom profissional.

Este também é um dos primeiros desafios na hora de escolher um tech recruiter, pois é algo que está além da psicologia, administração e gestão de pessoas. Ele precisa conhecer conceitos, linguagens e aplicações de TI para as tarefas do dia a dia.

Especificidades do Tech Recruiter

O tech recruiter é alguém que possui habilidades compatíveis com o processo de recrutamento de profissionais de TI, por isso ele precisa estar sempre atualizado.

A tecnologia evolui rapidamente e é muito importante estar atento a essa evolução, pois só dessa forma é possível compreender as novidades e encontrar as pessoas certas para as vagas.

Os recrutadores técnicos também precisam colaborar com os gestores para desenvolver o perfil ideal para a vaga. Uma creche meio periodo que investe em recursos tecnológicos precisa de um recrutador que saiba unir vários aspectos.

Necessário fazer uma fusão entre o perfil comportamental e as habilidades tecnológicas para compreender as necessidades dos líderes de equipe.

O processo de recrutamento e seleção para a área de TI é muito dinâmico, por isso, o recrutador especializado deve ter a capacidade de tomar decisões rapidamente, pois se não fizer isso, o profissional candidato pode receber outras propostas.

Outra habilidade importante é saber buscar pessoas qualificadas, algo que pode ser feito por meio de vários recursos, como:

  • Eventos;
  • Internet;
  • Plataformas de emprego;
  • Redes sociais;
  • Campanhas de indicação.

Tudo acontece rapidamente e a companhia que tiver diferenciais, bons salários e um clima organizacional adequado consegue sair na frente e escolher o melhor profissional.

Exercício do Tech Recruiter

O recrutador técnico se responsabiliza pelo recrutamento e seleção de pessoas que trabalham na área de tecnologia, principalmente de desenvolvedores de sistemas.

É uma das profissões mais desejadas por conta da transformação digital, evolução das linguagens e aquecimento do mercado tech.

As organizações estão contratando recrutadores técnicos porque os recrutadores generalistas não estão capacitados para escolher desenvolvedores.

Ele precisa conhecer a área de recursos humanos e as tecnologias presentes na corporação, mas não significa necessariamente que ele deve ser um especialista em TI como desenvolvimento de softwares.

Na verdade, essa pessoa precisa saber um pouco mais sobre o funcionamento desses setores, compreendendo linguagem de programação, carreiras e como encontrar desenvolvedores.

Selecionar um pintor comercial é muito mais fácil do que selecionar um profissional cuja carreira está repleta de termos que poucos conhecem, como Ruby, Mobile ou Rails, por isso o recrutador precisa ter noção dessas funções.

É assim que ele vai encontrar a pessoa mais competente, saber o que perguntar e os testes que deve aplicar.

Dicas para se tornar um Tech Recruiter

Antes de mais nada, é necessário se especializar em recursos humanos, uma vez que esse profissional assume a posição de recrutador.

Existem várias especializações nessa área, como pós-graduação focada em recrutamento técnico e que traz um grande diferencial no mercado.

Também é interessante buscar programas de formação de TRs e existem várias opções disponíveis na internet que ajudam a aumentar o conhecimento para atuar na carreira.

Um buffet para festa de 18 anos precisa de alguém que conheça a área de tecnologia e esteja sempre em busca de inovações para ampliar os conhecimentos em TI.

Também é muito importante saber lidar com pessoas, o que exige boas soft skills sociais. O recrutador técnico precisa saber controlar suas emoções, esse estimular pessoas, colaborar e escutar.

Mas antes de investir na carreira, é necessário ter em mente que esse trabalho exige muito do profissional, por isso, precisa seguir à risca algumas dicas como:

Saber usar a tecnologia

A tecnologia é algo que está sempre evoluindo e mudando, dessa forma, os profissionais precisam estar dispostos a aprender coisas novas, além de alta capacidade de adaptação.

Os recursos tecnológicos precisam ser bem aproveitados, pois eles vão fazer parte da rotina de trabalho do recrutador técnico.

Dentro de uma autoescola especializada em carteira de motorista para deficiente físico, ele precisa conhecer as linguagens de programação mais usadas, aparelhos utilizados dentro da companhia e os softwares mais comuns.

É necessário compreender tudo o que faz parte da rotina de TI, mas isso não significa que o recrutador tenha que saber fazer códigos, programar e outras atividades relacionadas. Na verdade, só precisa saber como essas coisas funcionam.

É alguém que deve ser proativo, buscar saber o que está acontecendo de novo e maneiras mais fáceis de adquirir novas habilidades.

Oferecer oportunidade de crescimento

O mercado de trabalho é muito volátil, movimentado e com pouca estabilidade, por isso, oferecer oportunidade de crescimento é muito importante, principalmente quando se trata de tecnologia.

Se a empresa precisa contratar desenvolvedores, é interessante mostrar que existem chances de crescer, ocupar cargos maiores e fazer parte da história do negócio, algo que beneficia a empresa e o profissional.

Em um fabricante de prótese de silicone definitiva, é uma forma de mostrar que existem chances de evoluir e transmitir segurança.

Ao mesmo tempo, a corporação poderá contar com um profissional qualificado por muito mais tempo, o que reduz o índice de rotatividade.

Nesse cenário, o recrutador deve mostrar aos candidatos que existe a chance de permanecer na empresa por muito tempo e evoluir junto com ela.

Melhorar o processo seletivo

Ninguém gosta de processos seletivos chatos e longos porque eles acabam afastando o candidato. Pessoas que estão procurando emprego valorizam a contratação, por isso não querem ficar um mês esperando uma resposta.

O mercado tecnológico é muito competitivo e por essa razão a seleção precisa ser ágil e dinâmica, algo que facilita muito a contratação do novo colaborador.

O recrutador técnico de um fabricante de esquadria de alumínio marrom procura eliminar burocracias, testes longos e complexos, bem como etapas desnecessárias.

Alinhar as expectativas

O fit cultural é uma coisa que as empresas procuram muito nos dias de hoje, e nada mais é do que o alinhamento entre as expectativas da companhia e do candidato.

Também está relacionado ao alinhamento entre a cultura de trabalho do profissional e da corporação. Diante disso, o tech recruiter precisa selecionar pessoas que tenham um funcionamento parecido com o do negócio.

É muito importante contar com profissionais bem qualificados, mas eles podem se transformar em um problema, porque não trabalham da forma como a corporação espera.

Assim sendo, o recrutador, além de fazer uma boa gestão administrativa de recursos humanos, também precisa buscar alinhamento na hora de fazer o recrutamento.

Considerações finais

Qualquer empresa que investe em tecnologia precisa de um bom tech recruiter para encontrar os profissionais ideais para a área de TI.

É alguém que sabe unir os conhecimentos de recursos humanos e tecnologia da informação para recrutar pessoas que tenham as habilidades buscadas e ideais compatíveis com aquilo que a corporação prega.

É dessa forma que a equipe de tecnologia enriquece, proporcionando tudo aquilo que a organização precisa em termos de tecnologia e profissionalismo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais lidos do blog